Esta consultoria fundamenta-se em identificar, sugerir, implantar, acompanhar e auditar os processos operacionais praticados pela empresa, objetivando conhecer e racionalizar os custos operacionais, maximizar os resultados através da agilização e do aumento na qualidade dos serviços prestados e aumentar a eficiência e a eficácia dos organismos necessários à preparação da empresa na obtenção de certificados de qualificação organizacional.
Etapa 1.
1.2 Levantamento de Informações:
Identificar através de entrevistas e acompanhamento das atividades exercidas pelos funcionários e colaboradores, os processos operacionais existentes, considerando:
1.2 Formatação dos Levantamentos:
Após o levantamento de informações, faz-se necessário formata-las de maneira lógica e de fácil compreensão, para análise e diagnóstico, identificando as necessidades de normas, metodologias, fluxos operacionais, ferramentas de análise, qualidade e quantidade de recursos entre outros, buscando:
Etapa 2.
2.1 Apresentação das Proposta de Melhorias:
Com relação aos levantamentos efetuados, serão sugeridas e apresentadas propostas, contendo fluxos, gráficos e informações relevantes que norteiam a empresa/setor/departamento.
2.2 Elaboração dos documentos:
laborar o Manual da Organização, metodologias, normas e procedimentos, mapear processos, verificar documentação necessária, elaborar documentos de controle e gerenciar registros.
Durante as atividades acima mencionadas, algumas necessidades podem estar relacionadas à ferramenta de controle e gerenciamento das operações, sendo assim, todas essas necessidades serão especificadas e pontuadas por nível de prioridades junto aos envolvidos e após isso, discutidas e aprazadas. Ao término do desenvolvimento, as mesmas serão homologadas junto aos usuários e implementadas conforme cronograma de atividades.
2.3 Aprovação da Proposta:
Toda e qualquer proposta de mudança, deverá passar por um comitê de avaliação e aprovação. Somente nessa condição, as mudanças passarão a vigorar.
2.4 Aplicação das Decisões:
Todas as sugestões avaliadas e aprovadas em reunião pelos envolvidos serão executadas conforme os prazos previamente mencionados na proposta de melhorias. Caso haja algum impedimento na aplicação das mudanças o consultor responsável, buscará alternativas junto aos envolvidos.
2.5 Implementações:
2.6 Treinamento dos colaboradores
Treinamento em atendimento aos processos, rotinas, manuais de Organização, de conduta e comportamento.
Etapa 3.
3.1 Acompanhamento dos Resultados:
Toda e qualquer mudança, sejam elas de ordem operacional ou de gestão, serão constantemente avaliadas, identificando-se e apresentando-se os resultados e conquistas alcançados com a implantação da referida mudança.
3.2 Manutenção e/ou Correção de Conduta:
Existem casos aplicados que devem passar por uma revisão, visto os resultados alcançados durante ou após a implementação das mudanças. Com isso, recomenda-se reavaliar a decisão e, se necessário for, corrigir a rota e buscar os resultados necessários. Caso isso ocorra, será necessário retornar ao item 3(três), onde o consultor apresentará ao comitê a nova proposta de mudança.
3.3 Auditoria das normas e procedimentos:
Após as implementações é fundamental avaliá-las posteriormente, e concluir que a mudança foi mesmo para melhor, que a empresa está mais produtiva, coesa em suas operações e obteve um desempenho superior.
Não obstante faz-se necessária uma auditoria constante para garantir a manutenção e prevalência das normas e procedimentos implantados, com o objetivo das mesmas não caírem em descrédito, esquecimento, ou adequações aos interesses particulares e não da coletividade.
Soluções completas com perfeito sincronismo entre as atividades empresariais. Aumento da eficiência na tomada de decisões.
A gestão do conhecimento está associada tradicionalmente ao compartilhamento, aprendizagem, autonomia e abertura às ideias e inovações, dentre outras.
Promover o desenvolvimento de métodos, processos organizacionais e de operação, através de técnicas e de metodologias aplicadas às empresas e seus departamentos.
Para tornar o conhecimento compartilhado são necessárias plataformas por onde essas informações possam circular criando-se meios que façam as pessoas se sentirem à vontade e usarem os canais destinados a integração.